quarta-feira, 30 de abril de 2014


BIBLIOTECA NA ESCOLA - TRABALHO EM PARCERIA QUE FLUIU RESULTADO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Alencar, localizada no município de Beberibe situado no litoral Leste do Estado do Ceará confiou e acreditou em um compromisso com professores e a associação local que já trabalhava com o projeto Itaú “leitura na comunidade”.

A ideia partiu do coordenador pedagógico Laudo Simões de Lima Junto com o professor do 2º ano Dimas Monteiro Vicente, em 2011 quando aderiu e batizou o projeto biblioteca na escola, atendendo as crianças de (1º ao 5º ano) e Pré-adolescentes até os 12 anos de idade fazendo atendimento a 106 crianças, ambos percebendo a deficiência de leitura e aprendizagem principalmente entre as crianças da Educação Infantil.

Com o apoio dos pais, conselho escolar e a secretaria de educação a Prefeitura Municipal de Beberibe permitiu que os professores envolvidos no projeto e voluntários da comunidade local, fossem capacitados, para o auxílio da leitura e aprendizado dessas crianças, disponibilizando uma equipe de formadores orientadores em acompanhamento constante, a cada mês acontecia três capacitações para um público de seis Professores, três representantes do conselho escolar e dez sócios da comunidade a fim de melhorar os índices medidores da educação da localidade e do no município, a escola passou a receber várias doações de material favorável à leitura e a associação foi agraciada pelo o banco Itaú com diversos kits educacionais incluindo a arca da leitura uma coleção de 60 livros.

O foco principal da escola é promover a devida importância em incentivar o gosto e o hábito da leitura de maneira lúdica e prazerosa. A partir da visão crítica do coordenador de que os alunos poderiam transformar a leitura em um hábito comum e da importância da oralidade para a própria vivência deles em sala e fora do ambiente escolar favorecendo sua linguagem foi que surgiu essa preocupação inicial, e em seguida a elaboração dessa atividade para que se pudessem amenizar os problemas de leitura existentes na turma, pois a leitura é o primeiro passo para que a criança cresça e se desenvolva. 

Os métodos usados para explorar o projeto foram, envoltos a todo o Momento Literário, em apresentação dos livros, o toque, as figuras que representavam Apresentação da mala viajante em que cada aluno era sugerido a levar livros para casa de diversos gêneros diferentes, Leitura em dupla, Leitura em Família, Escolha e leitura de um livro para a turma, sorteio de temas relacionado aos livros para o momento de exploração, Apresentação oral e escrita feita pelos próprios alunos opinando o assunto lido ou expresso. Esse momento funcionava todos os dias na escola com ajuda do corpo docente, e em dias alternados e finais de semana era disponibilizado na associação pelos os demais voluntários capacitados.

A escola obteve um grande sucesso em relação ao incentivo e o habito de se ler entre os alunos, assim os mesmo passam a interpretar, a escrever e ler de maneira fluente, através do empenho e dedicação a todos os envolvidos e a Educação do Município de Beberibe. Tanto foi o resultado satisfatório que a escola ficou em 2º lugar entre todas as escolas do município, com índice de melhor resultado na prova  do SPAECE ALFA (PAIC), com os alunos do 2º ano, sendo considerada escola nota dez, onde foi homenageada.
 Mas isso reflete e mostra que o sucesso só é “possível quando todos lutam pela mesma causa, andam de mãos dadas, estado, município, professores, alunos, sociedade e família”.

  Referência: Culminância do projeto “Biblioteca na Escola”

Nenhum comentário:

Postar um comentário