quarta-feira, 30 de abril de 2014




RESENHA CRÍTICA
DOCUMENTÁRIO: PRO DIA NASCER FELIZ – FILME DE JOÃO JARDIM
A educação é fator primordial na formação de um cidadão, adquirindo uma base de qualidade a estrutura do País cresce em termos de conhecimentos e consequentemente as pessoas terão uma qualidade de vida digna.
No inicio do filme o autor revela cenas de 1962, e logo o locutor interfere fazendo a seguinte pergunta, sobre qual seria a melhor educação para os jovens da época! Época marcada por aglomerações de jovens à vontade, revoltados e influenciados a um vandalismo desenfreado, onde muitos acabam passando despercebidos, onde poucos conseguem o diploma do ensino médio e menos ainda, poucos conseguem a oportunidade de ingressarem em uma universidade. E eu pergunto depois desses anos todos passado, o que mudou o que foi acrescentado à educação, a expectativa de vida dessa juventude brasileira? Pra min só mudou a forma de expressão, pois os problemas continuam se arrastando é nítido, estarrecedor e acima de tudo preocupante ver e conviver com um sistema educacional brasileiro precário sem resultados verdadeiros, pois muitas vezes o governo tenta disfarçar, amenizar a situação aos nossos olhos com resultados e índices diferenciados da realidade brasileira.
Em questão é revelado no filme à convivência social, familiar, educacional, a situação financeira e cultural de cada região em diferentes padrões escolares, especificando e apontando a realidade e diferenças entre ambas, mostrando o convívio de cada uma, a Escola Dias Lima, em Manari – Pernambuco, Duque de Caxias no Rio de Janeiro, Colégio Estadual Guadalajara, Itaquaquecetuba – São Paulo, Colégio Católico de Santa Cruz, Bairro Alto de Pinheiros – São Paulo, Escola Levi Carneiro - São Paulo.
O fato que não quer calar e mim deixou estagnada, foi à situação da educação em Pernambuco que é um dos estados da região Nordeste mais carente e de índice mais elevado em relação ao analfabetismo funcional, do nosso país, a situação dessa escola é paupérrima, revoltante e gritante, observei a falta de estrutura, higiene, recursos, professores despreparados com o nível de educação de baixa qualidade, é notável como isso afeta na alfabetização, na progressão e conhecimento do aluno, no momento em que a garota começa descrever a situação daquele ambiente, no mesmo instante sobressaltou o seu vocabulário e a sua linguagem coloquial é de dar dó, em situação oposta tem a aluna Valéria com um senso crítico destacado para aquela situação, onde a leitura é sua grande aliada de aprendizagem, sua fala é mais perceptível e formal, onde ela reclama que seus trabalhos não eram valorizados, pois os professores, com pouco conhecimento, simplesmente não acreditavam que era ela a autora de tais atividades, deixando-a desestimulada. Isso mostra que há um claro despreparo em certas escolas e a aplicação de verbas mal distribuídas como relata um funcionário, o pouco que vem ainda vai parar na prefeitura para outros fins.

Vejo que a intenção do diretor é de demonstrar o grande vazio que se infesta entre as escolas públicas e privadas, o descaso e a falta de compromisso para com a educação e a grande diversidade entre os contextos sociais, econômicos e culturais, pois eles acabam repercutindo em diversos fatores, alimentando e gerando os problemas que o ensino educacional e o país vêm enfrentando desde muito tempo, como: educação sem qualidade, exclusão, desigualdade social, multiplicação da violência, o aumento de prostituição, tráfico e consumo exacerbado de drogas, aprendizagem defasada, professores sem formação, mal renumerados e cansados. E como esses jovens se sentem inseridos no meio desse turbilhão de influencia no cotidiano.
Assim essa relação de insatisfação do professor é repassada para o aluno sendo transferida toda a carga de resultados negativos e por sua vez o aluno que também se encontra desacreditado, se sente abandonado sem esperança e interesse. É só a escola e isso se torna cansativo e enfatizante, faltam investimento em projetos sociais e culturais para que os jovens possam se sentir estimulados, com a alta estima elevada assim não sobrecarregava o professor com suas frustrações e desrespeito, na falta desse contato o que acontece é a geração de mais um problema interferindo nas relações humanas, ficando muito difícil o entendimento e a parceria entre escola, família, professor, aluno e sociedade mais isso não afeta só um ambiente, todos esses problemas se estende nas demais regiões como Centro-Oeste, Sul e região Norte do país.
  
Logo se faz urgente, uma grande mudança nas políticas publica educacional, que seja favorável e adequada para enfrentar as diversas situações no nosso país, essa realidade mostrada é a copia revelada que as coisas não estão nada bem, que é preciso uma nova cultura escolar que humanize a sociedade desumanizada, acredito que para amenizar ou extinguir os problemas educacionais seja necessário investimentos de maneira correta, e que se tenha uma fiscalização rígida, pois os desvios de verbas e a corrupção é outro grande mal que persegue nossos representantes, que primeiro se invista na infraestrutura das escolas para que os alunos possam sentir-se bem acolhidos preparados para estudar, com o desejo de algo que possa preencher seu tempo e suas expectativas, na valorização do professor, no investimento em projetos sócios educativos e culturais, a sociedade precisa está ocupada em coisas favorável à formação do cidadão, que os jovens encontrem grande apoio e oportunidade no seu percurso de formação longe das ruas e violência.


Vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=g5W7mfOvqmU <acesso em 29/04/2014 ás 14h00hs.




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