quarta-feira, 30 de outubro de 2013



INFORMAÇÕES SOBRE DOENÇAS DO SANGUE

As doenças do sangue também chamadas de doenças hematológicas ou Hemopatias acometem os sistemas eritrocitários, leucocitários, plaquetarios e da coagulação.
Estas doenças provocam alterações que modificam o funcionamento normal do organismo, afetando o carregamento de oxigênio e os nutrientes necessários ao funcionamento celular; a eliminação das excretas metabólicas e o mecanismo de coagulação do sangue.
Na pratica de fisioterapia, os distúrbios sanguíneos apresentam sintomas comumente relacionados ao uso de drogas anti-inflamatórias, complicações da quimioterapia ou da radiação e complicações neurológicas associadas com anemia perniciosa. O fisioterapeuta deve ficar alerta sobre a possibilidade de um distúrbio hematológico sistêmico, em casos de alterações nas mãos ou nos leitos das unhas; sintomas de dispneia, fraqueza, fadiga e palpitações; sintomas neurológicos, tais como dor de cabeça, sonolência, tontura, síncope, poli neuropatia; e fácil contusão ou sangramento. (GOODMAN & SNDYNER, 2002).

Para conhecer as hemopatias e as alterações causadas por elas, é necessário conhecer o tecido sanguíneo, sua importância e funções principais, pois são vários os tipos de doenças que acabam afetando e prejudicando o organismo.

Acesse o link e terá bastantes conhecimentos e informações dessas doenças.


http://aliviandoabagagem.blogspot.com.br/2008/03/doenas-do-sangue.html
Postado em 30/10/2013




6 comentários:

  1. Oi Francilene, você sabia que:

    Problemas com a circulação sanguínea desempenham um papel importante em diversas doenças, por exemplo : Aids,Isquemia,Hemofilia,Leucemia e que o sangue é um importante fator de infecção para diversos patógenos, como : HIV, o vírus que causa a AIDS. Hepatite B, Hepatite C,Sífilis e Doença de Chagas?
    O sangue é realmente muitíssimo importante.

    ResponderExcluir
  2. olá francilene!
    muito interessante sua postagem. Realmente o sangue é muito importante pois é fundamental para a manutenção dos tecidos do nosso organismo, oxigenando e nutrindo os tecidos e órgãos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Francilene, bem interessante sua postagem, só complementando...
    As doenças do sangue podem ser adquiridas ou hereditárias; podem surgir em todos os processos que participam na formação das células sanguíneas ou nos próprios componentes do sangue. Muitas doenças graves como hepatite e SIDA podem ser transmitidas com o contato sanguíneo direto. No caso de uma transfusão é necessário averiguar que o sangue seja imune a estas doenças.

    ResponderExcluir
  4. Olá Francilene, muito interessante o conteúdo do seu blog, complementando, O exame hematológico estuda as células do sangue e permite identificar inúmeras doenças, desde aquelas próprias do sangue (como a anemia e a leucemia, por exemplo) até infecções e doenças alérgicas. O baço aumenta de tamanho em diversas doenças do sangue.

    As principais doenças hematológicas na terceira idade são a anemia, as hemorragias, as leucopenias, as leucemias, e os tumores de células sanguíneas, como o linfoma e o mieloma múltiplo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Francilene você escolheu abordar as doenças do sangue de modo geral e o fez muito bem. Concordo com você no momento em que diz que " é necessário conhecer o tecido sanguíneo, sua importância e funções principais, pois são vários os tipos de doenças que acabam afetando e prejudicando o organismo". Sobre o assunto em questão vale colocar em evidência que as hemopatias podem ser adquiridas ou hereditárias, como dito pela Bruna, e podem ainda ser dividas em Primarias, secundarias e associadas.

    ResponderExcluir
  6. A postagem da Francilene, é muito interessante, essa deficiência genética que causam vários desturbio. Doenças que põem em risco a vida de muitas pessoas e o seu desenvolvimento, o desenvolvimento genético, onde fica restrito o seu funcionamento normal. Muito importante você abordar mais um tema diferente que aborda as deficiências hematológicas.

    ResponderExcluir